quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Receitas p/ o Réveillon: Caipirinhas com picolé


Caipinhas com picole no Boteco Sao Bento, em SP
Boteco São Bento, em São Paulo, cria caipiroscas e caipirinhas com picolé, numa proposta refrescante para o verão. Os clientes podem escolher entre dois tipos de bebidas - entre a vodca Cirôc, o Smirnoff Black e a cachaça Fulô Jequitibá - para criar seu drink.
Entre as versões exóticas estão os sabores galego (limão-galego, lima-da-pérsia, laranja kinkan e sorvete de melancia), três amores (amora, tangerina e morango com sorvete de lichia), siciliano (limão-siciliano, mel, hortelã e sorvete de gengibre), do pé (uva, maracujá, carambola e sorvete de jabuticaba), cupuaçu (caju, limão-galego e sorvete de cupuaçu) e verão (melancia, maracujá e sorvete de abacaxi).

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Nova lista de compras

"As tradições e costumes...": FRANÇA

Charme ,é na França, que deu o nome Réveillon para a data, a passagem do ano é uma grande festa entre amigos, na qual se saboreia bons pratos, mas sem um menu fixo.
Alguns aproveitam para comer o tradicional fígado de ganso e ostras cruas.
Mas o ápice da festa, sem dúvida, é a meia-noite, quando todos se beijam e tomam muita champanhe.
Na França, em alguns lugares, fala-se Réveillon e, em outros, dia de São Silvestre.

"As tradições e costumes...": ESPANHA

Espanhóis comemoram dez dias.
O peru também é o prato principal servido na Espanha.
Além dele, também é feito um delicioso prato com bezugo (um tipo de peixe) assado com batatas.
São feitos também doces de marzipan com formas de figuras, pães doces amanteigados e torrões à base de amêndoa e mel.
Mas como o povo espanhol é muito festeiro, as comemorações já começam no dia 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, que equivale ano nosso dia da mentira, e vai até o dia 5 de janeiro, quando eles comemoram a chegada dos reis Magos, que é até mais celebrado que o Natal.
Nesse dia fazem as cavalgadas de reis nas cidades e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca colocam várias figuras e brinquedinhos para as crianças.
E a passagem do ano em Madri é uma superfesta.
Lá, todos vão a Puerta del Sol, onde há um relógio, e cada um leva seu próprio pacote com 12 uvas.
A cada badalada do sino do relógio, comem uma uva e fazem um pedido. Quem não vai até lá, acompanha a transmissão da televisão.
Depois há uma grande confraternização e as pessoas brindam com cava, a champanhe espanhola, e bebem muito vinho e anis, sem gelo.

"As tradições e costumes...": ESCÓCIA

As atividades para comemorar o Hogmanay, o Réveillon escocês, começam às 8 horas do dia 31 de dezembro e só terminam às 6 horas do primeiro dia do ano-novo.
É uma data muito mais comemorada do que o Natal.
Na capital, Edinburgo, há desfiles de gaiteiros com suas saias típicas e acompanhados por dançarinos típicos na rua principal, a Princes Street.
À meia-noite, os canhões do Castelo de Edinburgo são disparados, há uma grande queima de fogos e um gaiteiro, especialmente iluminado e microfonado, começa a solar lá de cima do castelo.
A festa é regada a muito uísque e pratos à base de intestinos e testículos de carneiro, e o grande desfile acaba em festas espalhadas por todos os pubs da cidade.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

coldplay: Christmas Lights (Live from Liverpool)

coldplay: Christmas Lights (Live from Liverpool)

"As tradições e costumes..." : JAPÃO

No Japão já é diferente. Como não são católicos, comemoram muito mais a passagem do ano do que o Natal. No dia 31 de dezembro as famílias vão aos templos de sua religião, xintoístas ou budistas, por isso as ruas ficam lotadas e há também queima de fogos. Antes de irem aos templos, as famílias jantam macarrão. Para eles, esse alimento trará fortuna para toda a família. No dia seguinte, é costume no Japão saborear algum tipo de cozido bem saboroso feito especialmente para a data, geralmente à base de pargo (um tipo de peixe), ovas de peixe, camarão ou um tipo de feijão. Em vários lugares do país, comemoram normalmente durante três dias e o comércio não abre.
fonte: Google/Wikipédia

"As tradições e costumes..." : GRÉCIA

Na Grécia, também há queima de fogos e peru assado, mas há dois pratos diferentes que são preparados especialmente para essa data.
Um é o melomakarona, um doce parecido com a nossa rosquinha feito com semolina, farinha, mel e canela.
O outro é feito com os mesmos ingredientes do panetone só que é em formato de bolo e contém também uma moeda de ouro.
Na passagem do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante todo o ano.
E é da Grécia que vem a tradição de comer romãs. Lá, eles a jogam no chão para quebrá-la e dividir entre todos. Simboliza prosperidade.

fonte: Google/Wikipédia

As tradições e costumes de diferentes países sobre a celebração de Ano Novo

Entenda quais as particularidades das festas, costumes e tradições de Ano Novo e Réveillon ao redor do mundo.
A passagem do ano no Brasil tem características de todos os povos que colonizaram o país.
Aqui, a passagem do ano tem nome francês, comida italiana e portuguesa e festa no melhor estilo brasileiro, com muitos fogos de artifício, confraternização entre os familiares e amigos e oferendas às entidades do candomblé, da umbanda e para os anjos da guarda.
Mas como será que essa data é comemorada nos outros países?
Na Índia, a data é muito comemorada com festas nos hotéis e queima de fogos nas ruas.
No Japão, a data é mais festejada do que o Natal, mas na China e em Israel é apenas um dia normal, já que esses dois países não seguem o calendário gregoriano.
Na China, a passagem é comemorada em setembro, e em Israel, no começo de outubro, mas as datas variam de ano para ano.

Enfim, nos próximos posts, saberemos um pouco mais sobre este 'ritual' em diferentes lugares do mundo.

fonte: Google

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Réveillon"

A palavra réveillon é de origem francesa, termo oriundo do verbo réveiller, que em francês significa despertar. A palavra foi importada e incorporada por vários países e é usada para denominar a festa de comemoração da entrada do Ano Novo.

Costuma ser comemorado com festas e fogos de artifício, principalmente a beira mar (ou a beira lago)rssss. Pouco antes da virada do ano, as pessoas se juntam para a contagem regressiva dos segundos até a zero hora.

É nesse clima de saudação ao ano que se inicia, da possibilidade do novo, de recomeço, de mais uma chance, que as pessoas praticam rituais e simpatias, afinal, não custa nada “ajudar” a prosperidade.

Desejo a todos um 2011 repleto de desafios e objetivos cumpridos!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jorge e Mateus - Amo Noite e Dia - Multishow HD

Milionário & José Rico Vontade Dividida Ao vivo DVD Atravessando Gerações

Renato Teixeira - Raízes

"Galo cantou
Madrugada na Campina
Manhã menina
Tá na flor do meu jardim
Hoje é domingo
Me desculpe eu tô sem pressa
Nem preciso de conversa
Não há nada prá cumprir
Passar o dia
Ouvindo o som de uma viola
Eu quero que o mundo agora
Se mostre pros bem-te-vi
Mando daqui das bandas do rural lembranças
Vibrações da nova hora
Prá você que não tá aqui"
RAÍZES. TEIXEIRA, Renato.

Farra da boa...

E aí, pessoal!
Tá chegando a hora da farra. Playlists, decoração, telão (será?), comes e bebes... Tudo saindo do papel. Vamo qui vamo, que 2011 tá chegando!!